Data é lembrada em todo o mundo. No Brasil, números quantitativos sobre acessos são positivos, mas qualidade da conectividade ainda é questionável.
Você conseguiria imaginar sua vida hoje sem a internet? Só por estar lendo essa matéria, é bem provável que sua resposta seja "não". Toda a praticidade, facilidade e comodidade que marcam o acesso à essa ferramenta são hoje indispensáveis para muita gente. Nunca se teve acesso a tanta informação, de forma tão rápida e dinâmica.
E para comemorar todos os avanços na área, próxima terça-feira, 17 de maio, é comemorado em todo o mundo o Dia da Internet. Instituído em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data reaviva uma série de discussões sobre a inclusão digital e participação das ferramentas da internet na sociedade em que vivemos hoje.
Em termos de Brasil, apesar dos saldos positivos de acesso à internet, pouco ainda se tem a comemorar. Segundo Relatório Global de Tecnologias da Informação, divulgado em abril, o país caiu duas posições em um ranking mundial de condições e uso da internet em 2010. Atualmente, é apenas o 65º colocado em uma lista de 133 países.
Em outras palavras, o que se quer dizer é que apesar do acesso à informação ter aumento, muito ainda se tem a questionar sobre a qualidade desse acesso.
E para diminuir as estatísticas negativas e comemorar a data, a ONG Internauta Brasil está promovendo, atividades de inclusão digital com eventos que apresentam a internet a populações pobres, permitindo que desfrutem dos benefícios da tecnologia.
Além do Brasil, a data também está sendo comemorada em 22 países, também voltada para a inclusão digital. No site mundial do evento, é possível conferir as atividades nos outros países participantes e navegar para ver os materiais produzidos por internautas, escolas e instituições de vários lugares diferentes.
As novidades e detalhes sobre a comemoração do Dia da Internet no Brasil podem ser acessadas no endereço da Internauta Brasil, em http://www.internautabrasil.org/.
Além do Dia da Internet, neste 17 de maio também é comemorado o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação.
Usuários ativos chegam a 37,9 milhões no Brasil Segundo dados apresentados pela empresa de pesquisas de mercado Nielsen Ibope Online, o número de usuários ativos de internet no Brasil chegou a 37,9 milhões em março, 3,3% maior que o de Abril, quando 36,7 milhões de brasileiros contavam com acesso regular à rede mundial de computadores.
Já o tempo mensal de uso do computador - no trabalho e em casa - ficou em 71 horas e 14 minutos, 16,8% mais que as cerca de 61 horas que foram dedicadas em fevereiro, em média.
Esse tempo inclui, além da internet, o uso de aplicativos. Sem eles, o período de uso em março cai para 48 horas e 45 minutos e o de fevereiro, 42 horas e 55 minutos.
No Rio Grande do Norte, a realidade não é diferente. Segundo o primeiro Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais, divulgado pelo Ministério da Cultura no último dia 30 de abril, menos da metade (18%) das bibliotecas do RN possui acesso à internet.
Apesar disso, algumas ações públicas buscam combater o analfabetismo funcional. É o caso das Escolas de Inclusão Digital, programa estadual que tem o objetivo de levar o acesso à informática para todas as cidades do estado.
Equipadas com salas climatizadas, computadores com acesso à internet, projetor multimídia, impressora multifuncional e conexão à internet via satélite, as Escolas de Inclusão Digital e Cidadania funcionam como telecentros utilizados por jovens e adultos em informática básica.
O projeto já instalou 75 unidades em todo o Rio Grande do Norte, beneficiando anualmente 10 mil pessoas. Nos próximos meses, serão finalizadas outras 26 unidades. Até o final do ano, serão 100 comunidades conectadas ao mundo da informação.
A internet já faz parte do nosso dia-a-dia, essa data é tão importante para nós, usuários de internet que deveriam ser feita uma grande festa para comemorar um dia tão importante, ou quem sabe até mesmo um feriado comemorando o dia internacional da internet, assim teríamos mais tempo neste dia para ficarmos na internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário