terça-feira, 29 de junho de 2010

Copa: atraso na transmissão faz vizinhos comemorarem gol primeiro

Quem opta por assistir um jogo em uma TV antiga, provavelmente estará alguns segundos à frente dos torcedores que escolheram a alta-definição
A transmissão ao vivo da Copa do Mundo tem levantado uma dúvida pertinente em quem acompanha os jogos que acontecem na África do Sul simultaneamente. O atraso na chegada do sinal faz com que amigos de escritório e vizinhos comemorem um gol, segundos antes dele ser exibido em alguns canais esportivos.

O motivo do atraso está diretamente ligado à tecnologia, seja ela a do televisor em questão ou a do método de transmissão adotado pelo serviço de TV a cabo. Esse delay, explicam especialistas britânicos, está geralmente associado ao processo de decodificação do sinal enviado à emissora e ao aparelho.
Em casa, os equipamentos digitais contém softwares que decodificam o sinal de radiodifusão. Quanto mais detalhes possuírem as informações enviadas à TV, maior será o atraso na transmissão. É por essa razão que os espectadores de aparelhos cujo sinal é analógico recebem a imagem alguns segundos antes dos assinantes de TV a cabo digital.
Isso significa que quem opta por assistir um jogo em uma TV antiga, provavelmente estará alguns segundos à frente dos torcedores que escolheram a alta-definição. Essa tecnologia, explicam os especialistas, exige um tempo maior no processamento de dados, já que o software tem de decodificar um sinal de alta qualidade.
O atraso varia de empresa para empresa. Cada companhia possui um sistema próprio de codificação de sinal, o que torna impossível generalizar o tempo médio de delay.
O mesmo ocorre quando um evento esportivo é acompanhando pela internet. A "viagem" que o sinal faz através de uma rede IP é testemunhada pelos espectadores na forma de uma pequena demora.
Para Jos Hirst, professor de tecnologia de áudio da Universidade de Salford, em Manchester, na Grã-Bretanha, quanto mais alta a qualidade da transmissão, maior o atraso na exibição dos gols.

Nenhum comentário:

Postar um comentário